« Dezembro 2017 »
SeTeQuQuSeSaDo

Caixa

banner-CGU-acesso-a-informacao.jpg

» Página Inicial Sala de Imprensa Conseg realiza 17ª sessão ordinária do 4º Biênio
01/04/2014 - 09h34m

Conseg realiza 17ª sessão ordinária do 4º Biênio

Reunião discutiu operação Lei Seca

Conseg realiza 17ª sessão ordinária do 4º Biênio

17ª sessão ordinária Conseg

O Conselho Estadual de Segurança Pública (Conseg) reuniu-se na manhã dessa segunda-feira (01), em mais uma sessão ordinária, no auditório Aquatune. A 17ª sessão ordinária contou com as presenças dos conselheiros Maurício Brêda, Mário da Hora, Ivan Luiz, Fernando Teles, Geraldo Magela, Fábio Gomes, Amorim Terceiro e Ricardo Melro, além da presença do o coordenador de trânsito do DETRAN/AL, Tenente Emerson Dantas que realizou apresentação sobre a forma de atuação e ações da Lei seca em Alagoas.

O coordenador destacou a importância da continuação da realização das blitzs da Lei seca com ajustes e parcerias importantes com a da secretaria de estado da saúde. O Tenente Emerson Dantas apontou ainda como uma das maiorias dificuldades para o efetivo sucesso do projeto a pouca quantidade de efetivo policial capacitado nas operações. Segundo Dantas seriam necessários pelo menos mais 12 militares, sendo destes dois graduados para executar as operações utilizando câmeras com leitores com tecnologia OCR (leitor óptico de caracteres cadastrados).

“Funciona da seguinte forma: instalamos a câmera em um ponto da avenida, quando o veículo passa, ela faz a leitura da placa. Se é detectado que existe uma irregularidade no registro do veículo, ele é parado em outro ponto da avenida mais na frente por viaturas que já estão posicionadas lá”, disse o tenente Dantas explicou para os conselheiros presentes.

Ainda segundo o coordenador da operação existem câmaras com OCR em cinco pontos na cidade, sendo eles na entrada e saída (Sul e norte) de Maceió, no Tabuleiro, próximo à Fábrica da Coca Cola, no Bairro de Jacarecica, DER e UFAL. As câmeras estão diretamente ligadas ao DETRAN/AL. O Ten. Dantas explicou que o agente do DETRAN não tem condições de realizar as abordagens por isso necessita de apoio de Policiais Militares para desenvolver trabalho diário nas câmeras.

O presidente do Conseg, Juiz Maurício Brêda colocou o colegiado à disposição da Coordenação da operação Lei Seca e afirmou que os resultados são visíveis e por isso não se pode abandonar o projeto.

A operação lei seca, desde que foi implantada, conseguiu uma redução de 23% no número de acidentes com morte.

ouvidoria.jpg