Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

« Novembro 2017 »
Novembro
SeTeQuQuSeSaDo
12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930

Caixa

banner-CGU-acesso-a-informacao.jpg

banner-CGU-acesso-a-informacao.jpg

 
» Página Inicial Sala de Imprensa Artigos

Artigos

News Item Gestão da Segurança Pública em Alagoas
Os elevados índices de criminalidade no Estado têm provocado um debate sobre a segurança pública, em essencial pela mídia e alguns segmentos organizados da sociedade, onde se nota que alguns pontos fundamentais não são tocados e chegam a passar ao largo dos questionamentos, embora sejam indispensáveis para a compreensão e melhoria do sistema.
News Item ICMS-Segurança Pública
Durante a Conferência Estadual de Segurança Pública, me surgiu uma idéia, que explanei à plenária, de propor uma medida que entendo seria fundamental e revolucionária para a segurança no nosso Estado.
News Item Ações Locais de Segurança Pública
Urge, na atual conjuntura político-social brasileira, mudança radical no modelo de segurança pública praticado pelas polícias militares, apesar do esforço descomunal de seus integrantes, apresenta-se ineficiente e oneroso, longe de atender eficazmente suas intermináveis demandas.
News Item O Cumprimento das Penas com Dignidade
Em uma década triplicou a população carcerária do Brasil. Atualmente existem cerca de 460 mil pessoas encarceradas, das quais 43% presos provisórios, ou seja, sem condenação definitiva.
News Item A frieza dos números
Mais uma vez o Estado de Alagoas é apontado como o mais violento do Brasil. Segundo uma pesquisa publicada recentemente, em 10 anos a terra dos marechais passou do 11º para o 1º lugar em número de mortes por causas violentas. Em 1997 foram 24,1 homicídios por 100 mil habitantes; em 2007, esse número passou para 59,6. Alagoas estaria, portanto, no topo do ranking da violência no Brasil, seguido pelos Estados do Espírito Santo e de Pernambuco, com 53,6 e 53,1 mortes por 100 mil habitantes, respectivamente.
News Item A indústria alagoana e o pós-cárcere
Uma das questões mais inquietantes do sistema de justiça penal, no Brasil, diz respeito ao pós-cárcere. Como cumprir a Lei de Execução Penal, que estabelece a harmônica integração social do(a) condenado(a) e do(a) internado(a) como um de seus principais objetivos, quando a sociedade resiste em recepcionar essas pessoas?
News Item Incentivo à contratação de egressos do cárcere
No dia 16 de julho de 2010 foi publicada no Diário Oficial do Estado de Alagoas a Lei Nº 7.177, que autoriza o Poder Executivo a conceder subvenção econômica às pessoas jurídicas que contratarem egressos do sistema prisional do Estado. O objetivo da subvenção é favorecer a reinserção social dessas pessoas por meio de incentivo à criação de postos de trabalho.
News Item O equívoco da redução da maioridade penal
O problema da criminalidade está na boca do povo. Isso é bom. É interessante ver que a classe média alta começa a se preocupar com a questão da criminalidade, muito embora saibamos que isso só ocorre porque a violência começa a invadir os condomínios de luxo de forma mais explícita, para além da violência doméstica e dos delitos sexuais silenciosos que ali existem. Enquanto está nas periferias e nas favelas, a criminalidade é alienígena e, portanto, pouco ou nada sensibiliza.
News Item NÃO É MAIS NATAL!
Há pouco tempo era Natal, a solidariedade e a fraternidade eram as palavras repetidas e a meta de todos os compromissos assumidos. O Natal é, talvez, a festa mais importante para os cristãos, pelo seu significado, o momento em que o verbo se fez carne e Jesus veio ao mundo para nos salvar e anunciar a boa nova.
News Item REFLEXÕES ACERCA DO SISTEMA PENITENCIÁRIO
Uma visita ao sistema penitenciário nos impõe inúmeras reflexões acerca da vida, de gênero, de políticos, de corrupção e de políticas públicas.
News Item Conselho de Segurança Pública recebe o Secretário da Defesa Social
Na tarde desta quarta-feira, dia 15 de junho de 2011, o Conselho Estadual de Segurança Pública se reuniu na 9ª Sessão Extraordinária recebendo a importante visita do Senhor Secretário da Defesa Social do Estado de Alagoas, Cel. Dário Cesar seu plano de gestão referente a Segurança do Estado.
Ações do documento

Galeria de Fotos

ouvidoria.jpg

169bannerdados.png